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Garantia

Garantia de 2 Anos

Aplicada para todos produtos novos.

 

 

Quando se pode ativar a garantia?

A garantia pode ser acionada quando o produto:

  • Não serve para o uso normal dos bens daquele tipo (ex. um computador portátil liga mas não carrega)
  • Não tem as qualidades apresentadas através de publicidade, rotulagem ou descrição feita pelo vendedor (ex. O relógio publicitado como inteligente não tem essa característica)
  • Tem um defeito ou deixa de funcionar (ex. O computador não tem deteta o rato e teclado)
  • É mal instalado pelo vendedor ou pelo consumidor, desde que tenha seguido as instruções de montagem

Opções de resolução de problemas

No caso de uma das situações referidas na lista anterior, o consumidor tem direito a escolher umas destas soluções:

  • Reparação
  • Substituição
  • Redução do Preço
  • Cancelar a compra

Se o consumidor contactar o vendedor, pode escolher uma das quatro soluções.

Se contactar o produtor, ou um representante, apenas pode escolher a reparação ou substituição.

A solução escolhida pelo consumidor tem de ser razoável, por exemplo, não pode exigir a substituição de um computador por um problema de sistema operativo ou exigir uma reparação mais cara que a substituição do produto.

 

Custo da resolução do problema

As despesas da resolução do problema, seja o transporte, materiais ou mão-de-obra, não podem ser cobradas ao consumidor.

 

Prazo de reparação ou substituição do produto

A reparação ou substituição de um bem:

  • Tem de ser feita num prazo máximo de 30 dias

Quando há substituição ou reparação, o novo produto ou peças trocadas têm um novo período de garantia. Assegure-se de que lhe é entregue um comprovativo da troca ou das peças substituídas para poder usufruir deste novo período de garantia.

 

Prazo para denunciar um problema

Depois de identificar um problema, o consumidor tem de o denunciar num prazo máximo de:

  • 2 meses

O consumidor só tem de apresentar o comprovativo de compra e não tem obrigação de provar o problema.

O vendedor pode fazer uma análise ao produto para tentar provar que o problema ocorreu depois da entrega do produto mas este procedimento não pode ser cobrado ao consumidor.

O consumidor não pode reclamar se:

  • O defeito foi causado por má utilização ou acidente (ex. Derrame de líquidos em cima dos dispositivos)
  • Teve conhecimento do defeito antes de comprar o produto.

 

Para mais informações consulte o portal da Direção-Geral do Consumidor ou o guia sobre garantias (PDF)

 

Garantia 1 Ano

Aplicada para produtos usados e recondicionados.

 

Está garantia é dada pela nossa loja para que o consumidor sinta-se mais seguro, não acresce no valor do produto e não pode ser estendida.