Garantia

Garantia de 3 Anos

Aplicada a todos os produtos novos.

Garantia de 18 Meses

Aplicada a todos os produtos usados e recondicionados.

Quando pode ser acionada a garantia?

A garantia pode ser ativada sempre que o produto:

  • Não serve para o uso normal de bens desse tipo (ex.: um computador portátil liga, mas não carrega).
  • Não corresponde às características apresentadas em publicidade, rotulagem ou descrição do vendedor (ex.: um relógio anunciado como inteligente não possui essa funcionalidade).
  • Tem um defeito ou deixa de funcionar sem motivo aparente (ex.: um computador não reconhece o rato e o teclado).
  • Foi mal instalado, seja pelo vendedor ou pelo consumidor, desde que as instruções de montagem tenham sido seguidas corretamente.

Opções de resolução

Se o produto apresentar algum dos problemas acima, o consumidor tem direito a escolher uma das seguintes soluções:

  • Reparação
  • Substituição
  • Redução do preço
  • Cancelamento da compra

Importante:

  • Se o consumidor contactar o vendedor, pode escolher qualquer uma das quatro opções.
  • Se contactar o fabricante ou um representante, pode apenas optar por reparação ou substituição.
  • A solução escolhida deve ser razoável, por exemplo, não pode exigir a substituição de um computador devido a um problema de sistema operativo ou pedir uma reparação mais cara do que o valor do próprio produto.

Custos da resolução do problema

Todas as despesas associadas à resolução do problema – incluindo transporte, materiais e mão de obra – são totalmente suportadas pelo vendedor e não podem ser cobradas ao consumidor.

Prazo para reparação ou substituição

A reparação ou substituição de um produto deve ser realizada num prazo máximo de 30 dias.

  • Se o produto for reparado ou substituído, a nova unidade ou as peças trocadas terão um novo período de garantia.
  • O consumidor deve exigir um comprovativo da troca ou substituição para poder usufruir desse novo período de garantia.

Prazo para denunciar um problema

O consumidor tem um prazo máximo de 2 meses após identificar um problema para o denunciar.

  • Apenas é necessário apresentar o comprovativo de compra.
  • Não é necessário provar o defeito.

O vendedor pode realizar uma análise ao produto para verificar se o problema ocorreu após a entrega, mas este procedimento não pode ser cobrado ao consumidor.

O consumidor não pode reclamar se:

  • O defeito foi causado por má utilização ou acidente (ex.: derrame de líquidos sobre o dispositivo).
  • O problema já era conhecido antes da compra.
Para mais informações, consulta os Direitos do consumidor em Portugal ou o Guia sobre Garantias (PDF).